
Você sabia que a garantia dos direitos da juventude inserida no Sistema Socioeducativo está atrelada à produção de ciência nacional? Pois é! É através de dados, pesquisas e publicações científicas que conseguimos formular sobre o processo e a aplicação das medidas, prezando sempre pelo caráter pedagógico e não somente punitivo.
A Coalizão pela Socioeducação tem como compromisso criar um diálogo construtivo e inspirar mudanças significativas no Sistema através da conexão dos territórios. Um dos passos mais recentes nessa jornada é a publicação de nossa primeira coletânea de artigos e relatos de experiências aqui, no site oficial da organização.
Promovendo o Debate
A promoção de um debate robusto é essencial para o progresso no campo da socioeducação. É por meio da discussão aberta e da análise crítica que podemos identificar lacunas, encontrar soluções e aprimorar as políticas e práticas existentes. A Coalizão pela Socioeducação entende que a pesquisa e a análise são fundamentais para criar um ambiente de debate informado e construtivo.
Primeira Publicação
A nossa primeira publicação representa um passo significativo em direção a esse objetivo. Reunindo uma série de artigos e relatos de experiências de autores de todo o Brasil, abordamos uma ampla gama de tópicos relacionados ao Sistema Socioeducativo. Esses documentos oferecem perspectivas diversas e valiosas sobre a socioeducação no Brasil.
A seguir você confere os documentos e seus autores! Para acessar, é só clicar no título da publicação:
Beatriz Batistela S. Rodrigues
A superveniência da maioridade penal no cumprimento da medida socioeducativa
Islene Gomes Mateus Castelo Branco
Thaywane do Nascimento Gomes
CRITÉRIO OBJETIVO DE DIFERENCIAÇÃO ENTRE TRÁFICO E PORTE DE DROGAS PARA CONSUMO PESSOAL: reforço à excepcionalidade da internação de adolescentes?
Lucas Giovani Santi
Ana Beatriz Guimarães Passos
NAS FRONTEIRAS DA SOCIOEDUCAÇÃO: uma pesquisa com adolescentes migrantes
Cristiano Rodineli de Almeida
Giovanna Barbosa Mendes
O FORTALECIMENTO DE MÃES DE SOCIOEDUCANDOS: a experiência da Casa Mãe Mulher
Sandra Santos
Késsia Gomes
PARA ALÉM DA SOCIOEDUCAÇÃO: o Festival Juventudes Negras Vivas e Livres, em Minas Gerais
Bárbara Corrêa Murta
Fernando Junio Cardoso Duarte
Gabriela Luanda Oliveira Carneiro
Izabella Riza Alves
Letícia Caroline Faria Marcelino
Luan Cândido
Marco Aurélio
Vitória Maria Corrêa Murta
Privatização das Unidades Socioeducativas: a quem serve?
Erika Renata Araújo
Esse é um marco importante para a Coalizão pela Socioeducação. Ela representa nosso compromisso contínuo em promover um debate informado e construtivo, bem como nosso desejo de inspirar mudanças positivas no Sistema Socioeducativo no Brasil. Esperamos que essa iniciativa incentive mais pesquisas, discussões e ações voltadas para a promoção de práticas justas e eficazes no campo da socioeducação.
Para mais informações sobre a Coalizão pela Socioeducação e as nossas iniciativas, entre em contato conosco através do e-mail ascom.cps@gmail.com.
Parabéns pela iniciativa. Espaço importante para aprofundamento no tema medidas socioeducativas e todas suas particularidades e diversidades.