Governo Zema – Leilão do Socioeducativo e silenciamento da Sociedade Civil

Compartilhe

O Governo de Minas Gerais junto ao Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), Caixa Econômica Federal e Programa de Parceria de Investimentos realizaram na tarde do dia 13 de fevereiro, um Road Show presencial para possíveis investidores do projeto “Novo Socioeducativo”.

O Road Show é um leilão moderno, onde empresas apresentam oportunidades de negócios para clientes em potenciais. A realização desse tipo de evento voltado para um tema tão sensível quanto o Socioeducativo, apenas demonstra como o Governo do Estado de Minas enxerga a vida de adolescentes e jovens como meras mercadorias.

Além de acontecer presencialmente em São Paulo, a apresentação foi transmitida ao vivo pelo YouTube. No entanto, essa transmissão não possuiu nenhum caráter democrático, já que os comentários da live foram desativados e não houve espaço para questionamentos.

O evento de hoje deixou ainda mais claro as intenções do Governo acerca da vida dos adolescentes e jovens inserides no Socioeducativo, por isso é tão imprescindível que o projeto intitulado “Novo Socioeducativo” seja revogado. A vida da juventude não pode ser usada como moeda de troca.

Apesar de silenciada na apresentação de hoje, a Sociedade Civil não se calará. Somos contra o projeto e dizemos não a este retrocesso!